Como ativar o Dual Sim do Huawei P8 Lite

Alguns operadores vendem este terminal como Single SIM, quando na realidade ele sai de fábrica como Dual SIM. As operadoras depois, de acordo com as suas conveniências comerciais optam por desabilitar o segundo SIM via software, servindo apenas o segundo slot para um cartão de memória.

Mas para quem como nós sabe que o Huawei P8 Lite é originalmente um aparelho com esta funcionalidade, e precisa inclusive de a utilizar, não descansa enquanto não conseguir repor a verdade.

Assim, após pesquisar os diversos conteúdos existentes que descrevem como executar este procedimento, fizemos a alteração, e partilhamos convosco todo o processo.

Este tutorial é para a versão ALE-L21, e foi testado com sucesso!

1 –  primeiro passo é a tomada de consciência de que este tipo de procedimento vai/pode anular a garantia do aparelho e não está isento de riscos, e vais igualmente perder a informação que tens no telefone, por isso faz um backup antes de continuares. A escolha de prosseguir ou não com a alteração deve ser ponderada com cuidado. Lê este tutorial todo até ao fim antes de iniciares qualquer procedimento. Vai por nós. É mais seguro!

2 – Vais precisar do teu Huawei P8 Lite, de um computador e de um cabo usb para ligar os dois. Vais precisar igualmente de algumas horas livres para completar todo o processo.

3 – Primeiro passo: Desbloquear o Bootloader

Para este processo precisas de ir aqui ao site da Huawei, fazer o registo e clicar na opção “Unlock Bootloader”. Depois de aceitar os termos do site, vais precisar de fornecer algumas informações antes de te darem o código que precisas.

Vai ser preciso o “Product model”. Para isso vais a Definições (Settings)  -> Sobre o telefone (About Phone) -> Número do modelo (Model Number).

Vai ser necessário o nº de série (podes encontrar esse nº na caixa do telefone ou vais a Definições (Settings)  -> Sobre o telefone (About Phone) -> Status.

Para o IMEI segue o mesmo procedimento.

Para obter o Product ID vais ao teclado telefónico e digitas esta sequência *#*#1357946#*#*

Preenche o código de verificação e aguarda uns segundos até aparecer uma sequência de 16 dígitos. Guarda estes números para utilizar a seguir.

unlocking password_e

Faz o download aqui do Minimal ADB and Fastboot. Instala-o no teu computador.

a) Liga o teu Huawei ao computador via cabo USB, garante que estás com o modo de depuração USB ligado (verifica se nas definições tens ativa as “Opções de programador”, e ativa a depuração USB).

b) Desliga o telefone. Depois, carregando no volume para baixo e no botão power em simultâneo aguarda que o telefone ligue no modo fastboot. Vais ver um ecrã branco e na parte debaixo a informação “phone locked”.

c) Entra no Minimal ADB and Fastboot que instalaste à pouco. Vai abrir um ecrã com a linha de comandos posicionada neste programa.

d) Escreve fastboot devices e faz enter. Vai aparecer uma linha com o número de série do teu Huawei. Caso não apareça aguarda um pouco, principalmente se for a primeira vez que ligas o telefone ao computador, pode estar ainda a instalar os drivers. Vai repetindo o comando até aparecer o número de série.

e) Quando aparecer este número de série, escreve fastboot oem unlock ****************  (os asteriscos correspondem aos 16 dígitos da sequência obtida no site da Huawei). Carrega enter.

Se tudo correu bem, no teu terminal aparece informação do bootloader desbloqueado tal como aqui:

unlockedbootloader_e

Se o telemóvel não fez reboot sozinho, escreve o comando fastboot reboot e enter. O telefone deverá reiniciar. Podes para já desligar o cabo USB entre o telefone e o computador.

4 – Carregar o firmware que permite a utilização do segundo SIM

Ok, agora chegamos à parte mais demorada e com mais riscos. Há algumas precauções que devem ser tomadas nesta fase, nomeadamente garantir que se estão num computador portátil que tem bateria suficiente, e de preferência devem manter o carregador ligado, tal como no telemóvel,  just in case! Outra coisa importante é seguir as instruções pela ordem indicada, ler tudo primeiro antes de avançar, e mais do que uma vez, e em caso de dúvida é preferível não avançarem.  Investiguem um pouco mais, perguntem a quem esteja mais à vontade com estes processos.

Fazer o download do novo firmware aqui. Tem mais de 1GB, por isso poderá demorar um pouco, se quiseres faz com antecedência este passo. Está zipado, por isso depois de extrair deverá conter duas pastas no seu interior CUSTOM e dload (contém igualmente um pdf). Dentro da pasta CUSTOM tal como da pasta dload está um ficheiro  -> UPDATE.APP.

Fazer o download do Huawei update extractor aqui. Instala-o no computador. Depois de instalado executa-o como administrador (não te esqueças desta parte!).

Clica nos 3 pontos e procura a pasta dload que extraíste à pouco. Escolhe o ficheiro UPDATE.APP e faz open.extractorClica no CTRL e sem o largar selecciona BOOT.IMG, CUST.IMG, RECOVERY.IMG e SYSTEM.IMG.  Larga o CTRL e clicando com o botão do lado direito escolhe a opção Extract selected.
extractor2.jpgExtrai estes ficheiros para o local onde ficou instalado o Minimal ADB and Fastboot (C:\Program Files (x86)\Minimal ADB and Fastboot” ou “C:\Program Files\Minimal ADB and Fastboot).

Se desligaste o telefone do computador agora tens que o voltar a ligar. Repete os passos a) b) c) d) do ponto 3 acima.

Na linha de comandos, depois de teres o telefone no modo fastboot e de teres certificado que o computador o reconhece (quando devolve o número de série ao colocares o comando fastboot devices), vais ter que começar a inserir um conjunto de comandos que vão garantir que o novo firmware vai ser instalado. Garante que escreves exatamente como o colocamos aqui:

fastboot flash system system.img

Depois de fazer enter aguarda, este processo vai demorar um pouco, trata-se do ficheiro mais pesado.

code.jpg

Quando terminar executa este código:

fastboot flash recovery recovery.img

Enter e aguarda. Quando acabar:

fastboot flash boot boot.img

Enter e aguarda. Está quase:

fastboot flash cust cust.img

Enter e aguarda. Último comando:

fastboot reboot

Enter. O teu telefone vai reiniciar.

Se tudo correu bem, neste momento já está quase tudo feito, e o teu Huawei já tem um novo firmware instalado. No entanto precisa ainda de mais alguns passos para que o processo termine. Se fores a Definições -> Sobre o telefone, a versão  que tens instalada vai ser BalongC**B*** em vez de ALE-L21C432B132 que foi aquela que colocamos. Para corrigir isto vais precisar de copiar a pasta CUSTOM para o cartão SD do teu telefone. Muda-lhe o nome para dload.

Desliga o telefone do computador. Abre a app “Atualizações”. Carrega em Menu. Escolhe a opção Atualização Local.  Escolhe UPDATE.APP, e instala. Aguarda que termine este processo e que o telefone reinicie.

Se fores às definições novamente já deverás ver que a versão instalada é a ALE-L21C432B132.

Como já houveram atualizações desde que saiu o firmware agora instalado, vai novamente à app “Atualizações” e instala todas as atualizações sugeridas até não existirem mais (devem ser umas 3 ou 4).

Quando terminares este processo já tens o teu Huawei P8 Lite com acesso aos dois slots para SIM:

huawei.jpg

Nota que o slot principal é um slot MicroSIM, e o secundário é NanoSIM. Se não tiveres um segundo SIM podes continuar a utilizar este slot para o cartão de memória.

 

 

32 Comments

  1. Bom dia,
    Fiz o registo no site da Huawei, mas ao solicitar o código de desbloqueio do bootloader dá erro no site.
    Este problema já acontece há algum tempo.
    Existe mais alguma alternativa desbloquear o bootloader?

    Gostar

    1. Olá. Este é o único método testado por nós. Acredito que possa existir outra forma, embora não a tenhamos testado. O site dá efectivamente alguns erros, e não foi à primeira que o conseguimos fazer. Em que fase do processo é que o erro ocorre?

      Edit:Se houver outra forma aqui deverá ser o sítio para a encontrar ou colocar a questão: http://forum.xda-developers.com/p8lite

      Gostar

      1. A minha situação é que o programa Minimal-adb-fastboot v1.3 dá erro ao instalar no PC. Diz que tinha que instalar uma versão compatível com os 32 bits que uso no PC e não vejo outra versão pra instalar.

        Gostar

  2. O meu P8Lite ALE21 (comprador junto a Vodafone UK) já está com Android 6.0.
    Posso usar este processo ou ele é válido somente para aparelhos que estejam na versão 5.0.1? Obrigado

    Gostar

    1. Olá.
      Não antevemos qualquer problema em utilizar este processo com a versão Android 6.0.
      O que vai acontecer é que durante o processo vai ser instalada uma versão anterior, mas depois na fase final quando se fazem as atualizações será possível recuperar a versão 6.0, que é o que aconteceu no modelo testado.

      Gostar

  3. Olá, bom dia!
    Fiz o processo todo conforme descrito. Após instalar a versão ALE-L21C432B132 através do ficheiro CUSTOM na cartão SD (mudado de nome para dload) e efectuar a Atualização Local, o telefone reiniciou e passou a apresentar o menu dos 2 cartões SIM. No entanto, tendo procurar as actualizações no app “Atualizador” e surge a indicação “sem atualizações”.
    Neste momento consigo aceder ao menu dos 2 cartões SIM mas ao tentar ativar com os cartões SIM inseridos, surge a mensagem “falha ao activar cartão SIM”, tanto com os SIM inseridos como sem. Poderá ter a ver com esta questão das atualizações? Há outra forma de atulizar?
    Obrigado,

    Gostar

    1. Olá!
      Não me parece que tenha nada a ver com as atualizações, se realizado como descrito deveria funcionar mesmo sem realizar atualizações.
      Algum dos cartões funciona?
      Os cartões SIM são os dois da mesma operadora?

      Gostar

      1. Bom dia,
        correu tudo bem mas não estão disponiveis atualizações e os slots não detetam os SIM.
        Como posso resolver este problema?

        Gostar

    2. Meu apareceu com erro assim como o seu, mas depois de actualizar foncionou normalmente sem nenhum problema, procuras actualizar e ficara’ em perfeitas condicoes

      Gostar

  4. Boa Noite, gostaria de pedir a vossa ajuda na seguinte questão o firmware que é colocado para activar o dual SIM é da Europa ou o telefone fica como por exemplo fosse de espanha, Hungria ou outro qualquer país? não sei se me estou a fazer entender
    Obrigado

    Gostar

  5. Olá! Muito obrigada por este post, acho que me vai ser muito útil. Só não sei é como é que se ativa a depuração usb, não encontrei nada disso nas definições… Acham que me podem ajudar?

    Gostar

  6. Boa noite! Fiz tudo o que foi pedido aqui no entanto os cartão sim estão nos devidos slots e o telemovel não reconhece nenhum. Para além do mais o EMUI continua na versao 3.0 ou 3.1 e a do android na 5.0 não aparecem atualizações nenhumas. O que faço?

    Gostar

  7. Boa noite, usei este método mas o resultado não foi o esperado pois não consigo nem instalar aplicações e nem utilizar os cartões SIM visto que o aparelho não os deteta. Como posso reverter o método, voltar a ter o telemóvel como veio de fábrica?

    Gostar

  8. Viva,

    Já existe a possibilidade de fazer o mesmo para o P8 Lite 2017?

    O meu está na versão PRA-LX1C22B120 (MEO).

    Já fiz o bootloader, root, unlock.
    Só me falta mesmo o firmware correto?
    Podem ajudar?

    Obg.
    HS

    Gostar

  9. Primeiro de tudo: Nós
    precisamos de dizer que o modo de depuração USB não é algo que não deve normalmente precisam para ser usado por um usuário para tarefas normais, se não nos dedicamos a do desenvolvimento de aplicações, mas é uma ferramenta que pode fazer-nos guardar um monte de tempo ao tentar para resolver um problema em um dispositivo. Neste sentido, então é melhor para deixá -lo fora até que você realmente precisa ou solicitar uma aplicação que usamos.
    ferramentas de desenvolvimento, bem como o modo de depuração são ferramentas sobretudo sistema de controle para ajudar os desenvolvedores verificar processos e configurações de aplicativos que estão testando, bem como técnicos de ajuda para verificar comportamentos da equipe para determinar peças quebradas ou falha sistema. O modo de depuração também dá acesso a mais privilégios no sistema e mostra um outro lado da mesma (em vez de volta) muitas das mudanças que podem ser feitas no modo depurador pode deixar partes ou todo o sistema inutilizável, então a equipe.

    Ative o modo de desenvolvedor:
    Venha para Configurações do Sistema e clique em Sobre o dispositivo.
    Agora vamos olhar para obter informações sobre o número de compilação.
    Pressione 7 vezes sobre ele e o sistema vai nos lançar uma mensagem clara: “Você habilitou o modo de desenvolvedor”.
    Isso ativa na seção do menu: Opções do desenvolvedor.
    Isso poderia permitir depuração USB e algumas outras ferramentas de desenvolvimento.

    Para desativar o desenvolvimento de menu:
    Você apenas tem que voltar para Configurações e procurar para as configurações do aplicativo Gerente de opção de aplicação.
    Agora mova para a direita na guia Tudo e encontrar o aplicativo Configurações.
    Clique na opção Apagar dados.
    Feito.

    Gostar

  10. Boas malta… o que eu fiz… foi segui o procedimento e depois de concluído fazer o mesmo procedimento desde o ponto 4 com a ROM que vem no post http://www.carbontesla.com/2017/08/download-huawei-p8-lite-b609-marshmallow-firmware-europe-single-sim/ desculpem o link para outro site mas é o mesmo site que referem a meio do tutorial. NÃO COMECEM PELO FIM… façam como está no tutorial e depois ide buscar a outra ROM que provavelmente seria o UPDATE que não recebem (como acontece ai em algumas respostas).

    Gostar

  11. Boas tardes, preciso de ajuda.
    Tenho um Huawei P20Lite, já tenho o código de desbloqueio do Boatloader, e já consegui (pagando) o código de desbloqueio para colocar outro cartão SIM de outra operadora.
    Já testei e agora posso por qualquer operadora, mas eu precisava colocar dois cartões, ativar o Dual SIM, o que tenho de fazer?
    O meu modelo é o ANE-LX1 (4GBx64GB)

    Obrigado

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s